

foto: © ATO
Terra Divina: um ponto de encontro entre a Arte, a Natureza e o Bem-Estar
Apesar de muita da atividade da ATO se estender a todo o território nacional, é-nos crucial — hoje em dia podemos até dizer "é urgente" — sabermos olhar de novo para as nossas origens: a terra que pisamos, a paisagem que nos envolve, o ar que respiramos.
Por isso, a nossa atividade e missão baseia-se numa relação íntima com o património natural, preservado mas por explorar; a crescente busca de atividades no domínio do bem estar e consciência; o conceito de espiritualidade como condição para a saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (1988).

foto: © ATO
Somando forças,
talentos, recursos!
Queremos que a Terra Divina seja um lugar de partilha, divulgação, experimentação: um espaço-montra de várias práticas que nos enriquecem como pessoas, apoiadas por filosofias, pensamentos e modos de viver conscientes, em equilíbrio com a Terra e com todos.
A Terra Divina é portanto um propulsor do TURISMO DE CONSCIÊNCIA e um lugar de boas práticas sociais e ambientais. Afinal, a sustentabilidade não deve ser tratada como mero programa efémero — queremos que a Terra Divina seja inspiração e ensinamento para todos os que nela passam, num plano alargado que no futuro irá incluir não só RETIROS DE PURIFICAÇÃO (atualmente já em dinamização) como RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS e desenvolvimento de práticas de PERMACULTURA.
vídeo: © ATO
O início:
colocando as mãos na Terra
Em Dezembro de 2019 adquirimos a primeira parcela de terreno junto da aldeia do Ourondo, marcando assim a morada oficial da Terra Divina. A intervenção até agora feita no terreno tem sido estruturada do modo menos intrusivo possível: queremos preservar a fauna e a flora locais, desenvolver o terreno usando materiais naturais e cumprir um balanço saudável entre espaço ocupado e espaço selvagem.
Central à área do terreno existe uma pequena casa de xisto que será futuramente recuperada para nos servir de base de trabalho e albergar todas as necessidades técnicas afetas aos eventos realizados na Terra Divina.

foto: © ATO
Em Dezembro de 2020 adicionámos novas parcelas de terra, contando neste momento com mais de 3 hectares (o equivalente a três campos de futebol). Ainda assim, queremos que este território se mantenha aberto tal como sempre foi enquanto espaço selvagem: sem muros nem fronteiras, naturalmente avizinhado pela praia fluvial do sítio da Alagoa, a encostas de floresta autóctone, a estrada municipal M512, a Grande Rota do Zêzere (GR33) e os caminhos pedestres que ligam a paisagem diretamente às ruas da aldeia do Ourondo.
A Terra Divina é um lugar de portas abertas — na verdade, um lugar sem portas — como casa de morada e de passagem a todas as criaturas humanas e animais que por ela passem, respeitando um código de conduta imprescindível para o respeito da paisagem, a preservação do ecossistema e o cuidado com a pegada ecológica.

foto: © ATO
Um projeto
in-progress
No seu estado mais puro, a Terra Divina está finalizada — ela sempre foi um lugar natural em si mesmo. Nela fazemos retiros de purificação espiritual em cabanas erguidas em lugar próprio.
O esforço dos associados, voluntários e trabalhadores remunerados está a ajudar a enriquecer as estruturas de grande porte na Terra Divina, procurando erguer as estruturas futuramente necessárias para fazer da Terra Divina um lugar preparado para estadias mais duradouras e para a organização dos eventos complexos pensados para o futuro.
TERRA DIVINA —